quarta-feira, 4 de abril de 2012


Residência - 2010 - ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM - Clínica e Cirúrgica Geral - Questão 1

http://fjg.rio.rj.gov.br/publique/media/PROVA_ENFER_CLINICA_E_CIRUR_2010.pdf

Desde a época de Florence Nightingale, que escreveu em
1858 que o objetivo da enfermagem era “colocar o paciente
na melhor condição para que a natureza atue sobre ele”,
que os expoentes da enfermagem descreveram-na como
arte e como ciência. No entanto, a definição de enfermagem
evoluiu com o passar do tempo. As teorias de enfermagem
contribuíram para este conceito e a teórica da enfermagem
que fala das necessidades humanas básicas, seguindo a
hierarquia de Maslow é:
(A) Callista Roy
(B) Imogenes King
(C) Martha Rogers
(D) Wanda Horta

Resposta: Letra D

Comentários:


Sister Calista Roy - Teoria da adaptação


Sister Callista Roy nasceu em 14 de outubro de 1939 em Los Angeles, Califórnia em 1966. Ela era um membro das Irmãs de José de Carondelet. Então, em 1968, começou operationalzing seu Modelo de Adaptação quando Saint Mary's College adapation adoptou o quadro para a base filosófica do currículo de enfermagem.

Ela publicou vários livros, capítulos e periódicos, e dado palestras e oficinas que destacam a sua teoria de enfermagem. Ela recebeu o National Fundador do Prêmio de Excelência na promoção Normas Profissionais de Enfermagem, em 1981, um doutoramento honorário da Humane Letters em 1984, e Doutorado honorário e do Leste Michigan University em 1986. Roy's modelo oferece uma classificação para estressores que podem afetar adaptação.Seu sistema concentra-se em comportamentos adaptativos e no conjunto de processos pelos quais uma pessoa se adapta ao ambiente estressores. É composto de suposições filosóficas, as classes de estímulos e mecanismos.

Sister Callista Roy desenvolveu o Modelo de Adaptação, em 1976. Este modelo é composto dos quatro domínio conceitos de pessoa, saúde, meio ambiente, e de enfermagem e seis etapa envolve um processo de enfermagem. Andrews & Roy (1991) afirmam que a pessoa pode ser uma representação de um indivíduo ou um grupo de indivíduos.Roy's modelos vê a pessoa como "um ser biopsicossocial em constante interação com um ambiente em mudança" (Rambo, 1984).

A pessoa é um processo aberto, que utiliza sistema adaptativo enfrentamento habilidades para lidar com estressores. Roy vê o ambiente como "todas as condições, circunstâncias e influências que circundam e afetam o desenvolvimento eo comportamento da pessoa" (Andrews & Roy, 1991).Roy descreve como estímulos estressores e usa o termo «residual estímulos'.

Foco: Homem em adaptação



Homem: Ser social, mental, espiritual e físico, afetado por estímulos do ambiente interno e externo



Saúde: Capacidade do indivíduo para adaptar-se a mudanças no ambiente

Ambiente: Forças internas e externas em um estado de contínua mudança

Enfermagem: Arte humanitária e ciência em expansão que manipula e modifica os estímulos de modo a promover e facilitar a capacidade adaptativa do homem



Imogenes King - Teoria Alcance dos objetivos





King formou-se na base de enfermagem em 1945, formados a partir da St. John's Hospital of Nursing, em St. Louis. Mais tarde, ela obteve, em 1948 e 1957, respectivamente, a licenciatura em enfermagem e educação em enfermagem MS na St. Louis University.

Em 1961, seu doutorado em educação na Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Ao longo de sua carreira ele teve várias posições: ensino, enfermagem e coordenador. Começou a desenvolver sua teoria, enquanto ele foi professor associado na Universidade Loyola. Usado um quadro conceptual para desenvolver um programa de Mestrado em Enfermagem. Em 1971, ele publicou "Hacia uma Teoria de Enfermagem: Conceitos gerais do comportamento humano", que se prolongou mais do que uma teoria, um quadro conceptual para ele. Mais tarde, em 1981, aperfeiçoou e publicou suas idéias em "A Teoria de Nursisng: Sistemas, Conceitos e Processos".

Propõe um quadro conceitual para sistemas abertos como a base de sua teoria. Joined os conceitos essenciais para a compreensão da enfermagem. A sua visão do processo de enfermagem, a ênfase em processos interpessoais. Baseado na sua teoria geral sobre a teoria de sistemas, a ciência do comportamento e do raciocínio dedutivo e indutivo. Uma crítica interna.

METAPARADIGMA. Pessoa: Ser social, emocional, racional, que percebida efeitos de controlo e de uma ação orientada para o tempo. Corrigir auto-conhecimento, participa nas decisões que afetam suas vidas e sua saúde e para aceitar ou recusar os cuidados de saúde. Tem três necessidades básicas de saúde: - Saúde e informação útil e oportuna. - Cuidados para evitar doenças. - Ajuda quando as exigências de auto não podem ser satisfeitas. Abra sistema com três subsistemas: pessoal, interpessoal e social.

Saúde: descrita como um ciclo dinâmico do ciclo de vida. A doença é considerada como uma interferência na continuidade do ciclo de vida. Envolvam adaptações ao estresse nos ambientes interno e externo, utilizando uma vida pessoal para alcançar óptimos. Saúde é vista como adaptações aos estressores do ambiente interno e externo, ajustes são feitos através da optimização da utilização dos recursos para maximizar seu potencial para a vida. É entendida como a capacidade de funcionar em papéis sociais.

Cenário: Não definido explicitamente, mas utiliza os termos ambiente interno e externo, na sua abordagem aos sistemas abertos. Pode ser interpretada como teoria de sistemas gerais de um sistema aberto com fronteiras permeáveis que permitem a troca de matéria, energia e informação.

Enfermagem: É a relação com o observável relação entre enfermeiro / cliente, cujo objetivo seria ajudar o indivíduo a manter a sua saúde e agir como papel adequado. É considerado como um processo interpessoal de ação, reação, interação e transação, as imperfeições da enfermeira e cliente influenciar o relacionamento. Promove, mantém e restaura a saúde, e os cuidados na doença, lesão, ou morrer um cliente. É uma profissão de serviço para satisfazer uma necessidade social. Envolve planejamento, execução e avaliação dos cuidados de enfermagem. E o enfermeiro encoraja o cliente a troca de informações sobre as suas percepções (se as percepções são exactos, a consecução dos objectivos, alcançar um crescimento e desenvolvimento, e os resultados da equipe de enfermagem, também será uma transação, se a enfermeira e o cliente percebido papel expectativas e consistente conduta, enquanto estresse se ocorrer um conflito papel). Utilizar uma abordagem orientada para o objetivo, em que os indivíduos interagem dentro de um sistema social.

A enfermeira traz conhecimento e habilidades específicas para o processo de enfermagem e o cliente leva o seu conhecimento e percepções. Revisão externa. Epistemologia: Segue um modelo indutivo. Indutivos práticas não define, portanto, não define o que é enfermagem. King, tentando definir a teoria a partir da realização dos objectivos, com base nos conceitos de competências pessoais e interpessoais, incluindo a interação, percepção, comunicação, o papel de compromisso, o stress, o crescimento e desenvolvimento, tempo e espaço. O hospital seria para ela, o estudo do comportamento e de comportamento com o objetivo de ajudar as pessoas a manterem a sua saúde, que lhes permitam desempenhar as suas funções sociais Parece, portanto, uma clara dependência das teorias da psicologia. Pressuposto do modelo. Assume interação enfermeiro / cliente. Fenômenos enfermeiros são operações que são variáveis dependentes da interação enfermeiro / cliente, levando à concretização de objetivos.
Foco: Cuidado do Ser Humano/Homem

Homem: O indivíduo constitui sistemas abertos, em constante interação com seu meio ambiente

Saúde: Experiências dinâmicas de vida de um ser humano que implicam ajustamentos contínuos a estressores, no ambiente interno e externo, através de uso adequado dos recursos próprios para alcançar o máximo potencial para a vida diária

Enfermagem: Estabelecer relação interpessoal, intergrupal e social para alcançar objetivos de saúde ou ajustamento aos problemas de saúde do indivíduo



Ela nasceu em Dallas, Texas, o mais velho dos quatro filhos de Bruce Rogers Taylor e Lucy Mulholland Keener Rogers,Começou a faculdade na Universidade do Tennessee, estudando pré-med (1931-1933) e retirou devido à pressão que a medicina era uma carreira impróprias para uma mulher

O modelo teórico que lhe foram influenciados:

Teoria de los Sistemas. Teoria de sistemas.
Teoria física: Electrodinamismo. Física teoria: Eletrodinâmica.


O Papel da Enfermagem é definida como humanitária ciência e arte. Atividades destinadas a manutenção e promoção da saúde, prevenção das doenças e reabilitação dos doentes e deficientes. Isto irá falar sobre a totalidade do homem, meio ambiente e de grupo. Ela matriculados no Hospital Geral Knoxville Escola de enfermagem com um amigo e recebeu seu diploma em 1936 e no ano seguinte ela completou sua BS pelo George Peabody College, em Nashville, Tennessee.


Ela passou a especializar-se em enfermagem em saúde pública, trabalhando em Michigan, Connecticut, e do Arizona, onde ela estabeleceu o Visiting Nurse Service of Phoenix, Arizona.Ela continuou sua educação, recebendo um mestrado em enfermagem em saúde pública a partir de Teachers College, Universidade de Columbia em 1945, um MPH em 1952 e um Sc.D. in 1954, both from Johns Hopkins University . Entre 1952 e 1975 ela foi um professor e chefe da Divisão de Enfermagem na Universidade Nova York, depois que ela foi reconhecida como um Professor Emérito em 1979.


Ela morreu 13 Março, 1994 e está enterrado em Knoxville, Tennessee.


O objetivo do modelo: procurar e promover uma interacção harmoniosa entre o homem e o seu ambiente. Assim, os enfermeiros deveriam seguir este modelo de reforçar a sensibilização e da integridade dos seres humanos, e direcionar ou redirecionar o padrão de interação entre homem e seu ambiente para o máximo de saúde potencial. Considera o homem como um todo unificado que tem a sua própria integridade e que manifesta características que são mais do que a soma das suas partes e várias delas para ser integrado em um meio ambiente.Unitário e unidirecional Man" Rogers no que diz respeito à saúde, definido como um valor definido pela cultura do indivíduo e, portanto, seria um estado de "harmonia" ou bem-estar. Assim, o estado da saúde não pode ser ideal, mas é a melhor condição para uma pessoa, portanto, o potencial para o máximo de saúde é variável.


É baseada na sua concepção de homem. O seu modelo teórico foi baseado em um conjunto de pressupostos que descrevem os processos vitais do homem, que se caracteriza por:

Seja unitário

Ser aberto

Ser unidirecional

Seus padrões e organização

Sentimentos

Pensar


Para este autor, o homem é um todo unificado em constante contato com um ambiente de intercâmbio que continuamente matéria e energia, que é diferente de outros seres vivos para a sua capacidade de mudar este ambiente e fazer opções que lhes permitam desenvolver as suas potencial.


Além disso decorreu em 1983, quatro blocos em que ele desenvolveu a sua teoria:


a) Campo energia é caracterizada pelo infinito, unificador, e irredutível, e é a unidade fundamental para a vida como para os inertes.


b) universo de sistemas abertos: ela diz que a energia campos são abertos e intermináveis, mas integrados em cada outro.


c) Padrões: são responsáveis pela identificação das áreas de energia, são as particularidades de cada campo.


d) Tetradimensionalidad é um não-linear, sem domínio espacial ou temporal atributos, assim chamado porque todos realidade. O objetivo da enfermeira é ajudar as pessoas a atingir seu máximo potencial de saúde. Para fazer isto, o enfermeiro deve promover a interação harmoniosa entre o homem e o seu ambiente. Assistência de enfermagem é fornecida através de um processo planejado, que inclui a recolha de dados, o diagnóstico de enfermagem, estabelecimento de metas, a curto e longo prazo e de melhores cuidados de enfermagem para alcançá-los. Foi geralmente aceite que o modelo de enfermagem M. Rogers é eminentemente filosófica e encoraja enfermeiras para alargar o seu interesse em qualquer coisa que possa afetar o paciente como um ser humano.


O método utilizado por Rogers é essencialmente dedutiva, lógico, e que tenham claramente influenciado a teoria dos sistemas, a relatividade da eletrodinâmica e da teoria tem algumas idéias muito avançadas, e disse que a enfermagem requer uma nova perspectiva do sistema mundial nova forma de pensar sobre o que realmente focada está preocupado com a enfermagem (fenômeno de enfermagem).


Foco:Homem como um todo
Objetivo: Elaborar um sistema conceitual científico


. Apresenta conceitos sobre o homem, sobre a enfermagem como ciência e como prática

. Apresenta postulados para fundamentar o sistema teórico de enfermagem

. A preparação da teoria foi motivada por uma convicção profunda da necessidade de uma crítica da prática da enfermagem e de se estar fundamentada por conhecimentos efetivos para prover cuidados de enfermagem seguros




Wanda de Aguiar Horta - Teoria das necessidades humanas básicas




Nasceu em 11 de agosto de 1926, natural de Belém do Pará. Permaneceu em Belém até os 10 anos de idade onde iniciou seus estudos primários no Colégio Progresso Paraense. Em 1936 a família Aguiar muda-se para Ponta Grossa, no Paraná, onde concluiu o curso no Colégio Regente Feijó da mesma cidade. Graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, em 1948. Licenciada em história natural pela Faculdade de Filosofia, Ciências e letras da Universidade do Paraná, Curitiba em 1953. Pós-graduada em pedagogia e didática aplicada à Enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, em 1962.



Doutora em Enfermagem, na Escola de Enfermagem Ana Néri da Universidade Federal do Rio de Janeiro com a tese intitulada "A observação sistematizada na identificação dos problemas de enfermagem em seus aspectos físicos", apresentada à cadeira de Fundamentos de Enfermagem, Rio de Janeiro, em 31 de outubro de 1968. Docente-livre da cadeira de Fundamentos de Enfermagem, da Escola de Enfermagem Ana Néri da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 31 de outubro de 1968. Professora livre-docente, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, em 1970. Professora Adjunto, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, concurso realizado em 2 de abril de 1974. Trabalhou em diversas instituições no período de 1948 a 1958 entre as quais destacamos, Chefe de Enfermagem do Serviço de Enfermagem do Hospital Central Sorocabano, São Paulo, no período de 1954 a 1955 e como professora do Curso de Auxiliares de Enfermagem do Hospital Samaritano, São Paulo, no período de 1956 a 1958. Na escola de enfermagem da Universidade de São Paulo no período de 1959 a 1981, como professora auxiliar de Ensino da cadeira de Fundamentos de Enfermagem de 1959 a 1968, como Professor Livre Docente no período de 1970 a 1974, como Professor Titular das disciplinas Introdução à Enfermagem e Fundamentos de Enfermagem, no período de 1968 a 1974, como Professor adjunto de 1974 a 1977. Em 1981, ano do seu falecimento, foi proclamada Professor Emérito pela Egrégia Congregação da Escola de Enfermagem da USP.


A menina Wanda, cedo demonstrou possuir uma inteligência privilegiada. Precocemente estudiosa, procurava aprender a essência do que lhe era ensinado e por isso era muito elogiada por seus professores.Sua mensagem ultrapassou não só fronteiras geográficas, sendo estudada também a nível internacional, como também venceu as barreiras do tempo permanecendo ainda viva e atual.Horta buscou ao longo de sua trajetória criar e transmitir um conceito de enfermagem que englobasse os aspectos, muitas vezes conflitantes, de arte humanitária, ciência e profissão.Adorava dar aulas que eram sempre enriquecidas por sua cultura geral e científica e seu maior prazer era acompanhar os estágios dos alunos.Ao retornar à Escola de Enfermagem da USP, em 1959, começa a desenvolver o núcleo central de seu trabalho que constitui na elaboração de vasta fundamentação teórica para a enfermagem, culminando com a elaboração da Teoria das Necessidades Humanas Básicas.


Essa teoria é considerada o ponto alto de seu trabalho e a síntese da todas as suas pesquisas.A obra de Horta permite ser interpretada, na enfermagem brasileira, como um divisor de épocas - antes de se falar em teorias de enfermagem e depois, quando se fala sobre teorias de enfermagem construída por enfermeiros.Duas questões fundamentais foram perseguidas no trabalho de Wanda Horta. A primeira, a quem serve a enfermagem? Respondida finalmente em sua teoria como uma afirmação: "a enfermagem é um serviço prestado ao ser humano", e a segunda, com que se ocupa a enfermagem? Respondida então que "a enfermagem é parte integrante da equipe de saúde e como tal se ocupa em manter o equilíbrio dinâmico, prevenir desequilíbrios e reverter desequilíbrios em equilíbrio do ser humano".Em 1968 ela publica pela primeira vez seu próprio conceito de enfermagem: "Enfermagem é ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torna-lo independente desta assistência através da educação; de recuperar, manter e promover sua saúde, contando para isso com a colaboração de outros grupos profissionais".Suas realizações são tantas que se torna impossível enumerá-las.


Participou em muitas conferências em diversos pontos do país e no exterior, organização de cursos de graduação e pós-graduação em diversos estados brasileiros, o comparecimento em atividades culturais no Brasil e no exterior, a orientação de diversos trabalhos de pesquisa, participação em inúmeras comissões de estudo e bancas examinadoras.Horta enfrentou muitas resistências. As idéias desta pioneira pertubaram os baluartes conservadores da enfermagem. Inúmeras barreiras tiveram que ser vencidas. Para melhor divulgar suas idéias, criou e manteve de 1975 a 1979, sem apoio de qualquer órgão oficial, a revista Enfermagem em Novas Dimensões, onde divulgou 13 artigos e 22 editoriais.Esta publicação se tornou um marco editorial da enfermagem brasileira. Era uma revista dinâmica, de diagramação moderna, voltada para a divulgação e o estímulo à pesquisa científica na comunidade da enfermagem.Suas armas nesta batalha foram sua inteligência viva, seu carisma pessoal, sua disposição sem limites e seu entusiasmo pela enfermagem.Atravessou momentos difíceis, vitima de uma doença degenerativa, a esclerose múltipla, tendo vivido os últimos anos de sua vida em cadeira de rodas.Em fevereiro de 1981, quando se aposentou, o Professor Dr. Carlos da Silva Lacaz externou os sentimentos de todos os funcionários, professores e alunos da Escola de enfermagem dizendo do apreço que lhe era atribuído por dignificar a classe a que servia e, pela contribuição que havia dado ao desenvolvimento da enfermagem em nosso país, lhe outorgava o título de professor Emérito, a ser entregue posteriormente.Faleceu em 1981.


Poemas de Wanda de Aguiar Horta.


"Esperar"Que venham,que vão.Até quando?Sonhos, realidades,Virtudes, pecados, mentiras, verdades, ódios, paixões, amores e ilusões. Até quando? Que vão, que venham."Nascer"Para a vida, o amor, a luz,Para a lida.Para ver, lutar, cantar,Para crescer.Para a alegria, a felicidade, a ternura,Para a fantasia.Para sentir, perceber, conceber,Para partir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário